Cartilha Profissão Logística
Cargo:
Diretor de Supply Chain
É o maior responsável pela estratégia, planejamento, Implementação e resultados.
Apresentação:
Mais do que um administrador, o Diretor de Supply Chain deve dominar e exercer os atributos de um líder efetivo, enfrentando desafios e adversidades, construindo relacionamentos duradouros e conduzindo seus subordinados e a empresa ao sucesso no longo prazo. Como referência, destacamos Mr Tim Cook, atual CEO da Apple, que fez carreira ao convencer Steve Jobs a instalar a produção da empresa na China.
Departamento:
Supply Chain e/ou Logística.
Subordinação:
Responde ao principal executivo (CEO) da empresa, ou diretamente ao conselho diretivo na falta do primeiro.
Propósito:
Responsável pela visão, estratégia, liderança e desempenho de todo o sistema de abastecimento (oferta) e distribuição (atendimento da demanda). Auxilia o comitê executivo nas decisões de planejamento, orçamento, controle econômico/financeiro e recursos humanos, de forma a alcançar os objetivos empresariais estabelecidos. Administra os gerentes, e participa dos planos de marketing e S&OP, visando o lucro e a prosperidade do negócio.
Funções e atividades:
Operações: Avaliar todos os processos de inbound, intralogistica e outbound, desenvolvendo planos, projetos e metas de curto e longo prazo. Supervisionar todos os serviços de suprimentos e distribuição para assegurar que as necessidades explicitas e implícitas da empresa e de seus clientes sejam atendidas. Promover inovações e focalizar recursos e esforços na melhoria contínua, tomando decisões sobre investimentos, instalações, ampliações, substituições e interrupções de operações e serviços.
Relacionamentos: Estabelecer e manter relacionamentos profissionais e cordiais com clientes, fornecedores, parceiros comerciais, publico, órgãos governamentais, imprensa e demais interessados. Resolver conflitos entre funcionários, departamentos e outras entidades conforme requerido.
Comunicação: Participar ativamente em reuniões executivas para compartilhar idéias, avaliar opções e estabelecer políticas. Exercer liderança efetiva, representando o departamento em eventos públicos e privados.
Perfil:
Formação: Usualmente engenharia, administração, economia ou comercio exterior, com pós-graduação na área. Deve se manter atualizado através de eventos, leitura, grupos de interesse especifico e educação continuada em assuntos de logística, administração e tecnologia da informação.
Experiência aplicada: Cinco ou mais anos em posições similares. E’ preciso compreender o negócio da empresa de forma sistêmica, demonstrando domínio de liderança, tomada de decisão e negociação. Habilidade de planejamento e orçamento, plano de negócio e análise de investimentos são requeridos. Habilidade de se comunicar efetivamente (escrita e falada) com a organização, com parceiros, clientes e público.
Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
a) Experiência executiva em organizações globais.
b) Disponibilidade para viagens frequentes.
c) Domínio de segunda ou terceira língua(s).